A CHP Brasil é uma empresa 100% brasileira que oferece soluções em geração de energia distribuída a gás.

A CHP Brasil oferece soluções para redução do custo da energia pelo aumento da eficiência energética em projetos que utilizam a cogeração – geração de energia elétrica e térmica através do aproveitamento da dissipação de calor do gerador–, operação em horário de ponta e geração de energia com biogás. Além do foco na redução do custo da energia, os geradores a gás da CHP Brasil também podem operar apenas para back up, com o objetivo de aumentar a segurança energética da planta, se precavendo de possíveis apagões.

A empresa iniciou suas atividades com o desenvolvimento de seu principal produto – os grupos geradores de energia a gás – idealizados em 2004 com apoio econômico da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia).

Atualmente, a CHP Brasil tem como foco o desenvolvimento contínuo de produtos inovadores e sustentáveis, que aumentem a eficiência energética tanto na geração, quanto no uso da energia, proporcionando economia de recursos e redução nas emissões de poluentes. Além disso, acumula extenso know-how em desenvolvimento de projetos e soluções para empresas dos mais variados segmentos, pela combinação inteligente de diversas tecnologias, sempre com o objetivo de alcançar um consumo de energia mais eficiente.

A sigla CHP tem origem no termo em inglês ‘Combined Heat & Power’ que, traduzido de forma técnica, significa ‘Cogeração de Energia’. Esse processo é muito utilizado na Europa para elevar significativamente a eficiência energética de uma instalação de geração de energia pelo aproveitamento da energia térmica dissipada pelo gerador. Essa engenharia especializada é um dos focos da empresa e deu origem à marca CHP Brasil®.

Os sócios-fundadores

Bruno Richter

Sócio-fundador da CHP Brasil, especializado em engenharia elétrica, com certificações em motores de combustão interna e de grupos geradores. Também é sócio-fundador da Gerastar Geradores, com mais de 20 anos de experiência em geração distribuída.

Fábio França

Sócio-fundador da CHP Brasil, administrador de empresas com MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ, com mais de 15 anos de experiência em empreendedorismo, participando do seu quinto negócio.

Guilherme Richter

Sócio-fundador da CHP Brasil e administrador de empresas, é especializado em engenharia elétrica. Também é sócio-fundador da Gerastar Geradores, com mais de 20 anos de experiência em geração distribuída.

Leonardo Mauro Jr

Sócio-fundador da CHP Brasil, engenheiro mecânico formado pela UFRJ, é especialista em motores de combustão interna, com mais de 15 anos de experiência. Também atua como líder do projeto de P&D do grupo gerador a gás na FINEP.

Estrutura

Em 2016, a empresa passou a integrar a carteira do INSEED FIMA (Fundo de Inovação em Meio Ambiente), iniciativa do BNDES que busca promover empresas que desenvolvem tecnologias ou processos de redução do impacto ambiental.

Em 2017 a empresa lança no mercado a Bioenergia – Energia a Biogás, com foco no fomento da geração de energia distribuída com biogás por meio de contratos de arrendamento mercantil, locação e venda de energia.