Biogás

O biogás é um combustível limpo, de fonte renovável, proveniente da decomposição de matéria orgânica, com propriedades semelhantes às do gás natural.

Os processos produtivos que geram o biogás como subproduto – tais como aterros sanitários, estações de tratamento de esgoto e propriedades rurais – realizam a queima de boa parte desse combustível para redução das emissões de metano, ou simplesmente permitem sua dissipação na atmosfera, poluindo o ar e desperdiçando o seu potencial como fonte de energia limpa.

A tecnologia nacional desenvolvida pela CHP Brasil tem por objetivo aproveitar todo o poder energético desse combustível limpo e sustentável de baixo custo de produção, gerando economia em relação aos gastos de energia elétrica e térmica e possibilitando um incremento de receita com a comercialização da energia gerada.

  1. Dejetos de animais e todos os tipos de resíduos orgânicos são misturados à água em um alimentador do biodigestor.
  2. No biodigestor, a ação de bactérias decompõe o resíduo e o transforma em gás metano (biogás), podendo também gerar adubo. Aqui, no biodigestor, ocorre a dessulfurização do biogás.
  1. O biogás é levado por uma tubulação até a estação de tratamento. Esse processo melhora a qualidade do biogás, estendendo a vida útil do gerador.
  2. O biogás tratado é levado ao gerador de energia CHP Brasil, que transformará energia mecânica em energia elétrica. O equipamento pode ainda aproveitar o calor dissipado pelo gerador para gerar energia térmica, processo que chamamos de cogeração.
Ilustração do biogás - exibição na página

A Bioenergia é uma empresa do grupo CHP Brasil focada em oferecer soluções de geração distribuída com biogás.

Ela possui exclusividade na comercialização das soluções de geração distribuída com biogás da CHP Brasil, incluindo geradores e equipamentos, como, por exemplo, o sistema de dessulfurização Awite. Seu modelo de negócio consiste na locação ou arrendamento dos equipamentos utilizados para a montagem das plantas de geração de energia com biogás.

A Bioenergia projeta os sistemas de tratamento do biogás que garantem a operação dos geradores de energia CHP Brasil.

Awite é uma empresa alemã que possui equipamentos e sistemas para análise de biogás, dessulfurização e automação.

Com mais de 2.000 plantas instaladas no mundo, a Awite escolheu a CHP Brasil como representante exclusivo no Brasil, devido à competência técnica, ética e dedicação de sua equipe.

O sistema de dessulfurização é automatizado e injeta a quantidade exata de oxigênio dentro do biodigestor, reduzindo significativamente a quantidade de H2S (gás sulfídrico). Além disso, o sistema automatizado de análise de gases permite um acompanhamento online da composição do gás que está saindo do biodigestor, aumentando assim a confiabilidade da planta de geração de energia.

Propriedades rurais e Indústria Alimentícia

CHP330 em operação contínua em uma fazenda produtora de leite e derivados.

CHP330 em operação contínua em uma fazenda produtora de leite e derivados.

CHP400 em operação contínua em um frigorífico de suínos.

CHP400 em operação contínua em um frigorífico de suínos.

 
O biogás é gerado em um aterro sanitário e transformado em biometano, que é comprimido e transportado por uma carreta que percorre 200 km até o cliente.

O biogás é gerado em um aterro sanitário e transformado em biometano, que é comprimido e transportado por uma carreta que percorre 200 km até o cliente.

Usina de 4,5MW com 14 geradores  CHP400 operando em paralelo com o biometano proveniente do aterro sanitário. Essa potência é suficiente para atender a demandada energética do centro de distribuição do cliente.

Usina de 4,5MW com 14 geradores CHP400 operando em paralelo com o biometano proveniente do aterro sanitário. Essa potência é suficiente para atender a demandada energética do centro de distribuição do cliente.

Aterro sanitário

Estação de Tratamento de Efluentes

O biogás produzido alimenta um gerador CHP60 que gera energia elétrica para a planta de tratamento do esgoto.

O biogás produzido alimenta um gerador CHP60 que gera energia elétrica para a planta de tratamento do esgoto.