Biometano

 

Biometano: Combustível Verde

O biometano nada mais é do que o biogás purificado com alta eficiência de forma a eliminar a maioria dos seus constituintes, exceto o metano (CH4). Esta purificação tem por objetivo remover principalmente o gás carbônico (CO2) e o gás sulfídrico (H2S), bem como a remoção de outros componentes minoritários. Desta forma, aumenta-se o poder calorifico do gás, tornando o biometano semelhante ao gás natural.

Usos

O biometano pode substituir o gás natural em qualquer de suas aplicações seja para uso térmico: alimentação de fornos, caldeiras, aquecedores de água, sistemas de refrigeração GHP, entre outros; ou para produção de energia elétrica: alimentação de grupos motogeradores ou turbinas / microturbinas. O biometano também pode substituir o GNV (Gás natural veicular), sendo, portanto, um combustível para veículos de qualquer porte (carros e caminhões).

Benefício ambiental

Sendo o biometano originado da purificação do biogás, ele também é uma fonte de energia renovável. Pois, diferentemente do gás natural que é um combustível fóssil, o biometano é proveniente da decomposição de resíduos orgânicos.

Principais aplicações do biometano

Alternativa para casos em que a infraestrutura da rede elétrica local seja monofásica ou em que ela não suporte ou não seja viável (técnica e/ou economicamente) a exportação de energia em GD (Geração Distribuída).

Biocombustível veicular - é possível converter frotas veiculares de diesel para biometano, já que o custo do biometano é menor do que o do diesel.

Possibilidade de venda do biometano como um combustível substituto na rede pública de gás natural, diminuindo, assim, a pressão sobre o uso do combustível fóssil e poluente.