Cogeração qualificada

Geração distribuída com biogás
9 de dezembro de 2017
Geração distribuída com gás natural
17 de dezembro de 2017

Cogeração de energia é o processo de geração simultânea de duas ou mais energias a partir do consumo de uma mesma fonte energética.

A cogeração qualificada é um conceito definido pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) em que estabelece uma eficiência energética mínima, em torno de 65% para o gás natural, de geração de energia elétrica e térmica, conforme os requisitos definidos na Resolução Normativa nº 235 de 14/11/2006.

Ao qualificar a cogeração, o cogerador torna-se aderente às políticas de incentivo estabelecidas pelo governo, podendo se enquadrar, por exemplo, como micro ou minigerador e se beneficiar das resoluções normativas nº 482/2012 e 687/2015, em que é possível exportar excedentes de energia gerados pela cogeração qualificada.

Geração convencional

Geração

Em um gerador de energia eficiente apenas 40% da energia total do combustível é efetivamente transformada em eletricidade. Os outros 60% representam energia perdida para o meio ambiente, principalmente em forma de calor.

Cogeração

Cogeração de energia é o processo de geração de energia elétrica combinado com o aproveitamento da energia térmica desperdiçada pelo gerador, podendo alcançar até 90% de eficiência energética.

Cogeração


Benefícios

O calor produzido pelo gerador, seja pela exaustão dos gases de escape, ou pelo líquido de arrefecimento do radiador, pode ser aproveitado para produção de água quente para aquecimento de piscina e/ou água de banho, para geração de vapor para processos industriais, e para refrigeração de ambientes através de chillers. O processo tem uma série de benefícios:

  • Aumento na eficiência da geração de energia.
  • Otimização do uso da energia, minimizando o desperdício.
  • Maior economia de combustível.
  • Redução da emissão de poluentes.
  • Redução ou eliminação de outras fontes de energia térmica.