Como uma cooperativa de agricultores economiza gerando a própria energia

solução energética a biogás
Solução completa para geração de energia a biogás
26 de dezembro de 2022
Biogás: Recuperação energética em aterros sanitários
23 de fevereiro de 2023
Cooperativa Ecocitrus

Há 10 anos atrás, uma cooperativa de agricultores entrava em contato com a CHP Brasil para gerar energia e produzir biofertilizantes com os resíduos da indústria.

Um dos primeiros clientes da CHP Brasil em geração de energia a partir do biogás foi a Cooperativa Ecocitrus. A Ecocitrus, Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí, foi formada em 1994, em Montenegro, por 15 pequenos agricultores como uma alternativa à agricultura convencional, dependente do uso de agrotóxicos. Preocupados em manter suas famílias no campo, em diminuir os custos de produção e reduzir a poluição dos arroios e rios, os produtores passaram a plantar e colher frutas usando adubo orgânico, sem agredir a natureza.

As principais atividades da cooperativa são a industrialização de frutas cítricas para produção de óleos essenciais e sucos e a operação de usina de compostagem e biogás, chamada de Usina de Compostagem de Resíduos Agroindustriais. Atualmente, em parceria com 150 agroindústrias geradoras de resíduos orgânicas do Estado do Rio Grande do Sul, os resíduos orgânicos destas empresas são destinados para a usina, que os transforma em adubo orgânico, biofertilizante e biogás. 

Como tudo começou…

A nossa história com a CHP Brasil começou em 2013 quando a nossa Cooperativa percebeu a necessidade de aproveitar seus resíduos, e nós encontramos nas soluções da CHP Brasil  a possibilidade de torná-los fonte de energia renovável. Desde então, usufruímos da geração de energia a biogás para inicialmente para autoconsumo e mais recentemente estamos exportando energia para nossa Agroindústria via Geração Distribuída“, conta Albari Gelson Pedroso – Gerente de Operações da Usina de Compostagem e Biogás.

Ao todo a cooperativa recicla 144 mil toneladas de resíduos industriais de agroindústria por ano e produz 36 mil toneladas de adubo orgânico sólido, 110 mil toneladas de adubo orgânico líquido e 6 mil toneladas de cinza de biomassa por ano. Assim, os 115 cooperados plantam e colhem frutas sem o uso de agrotóxicos, poupando o meio ambiente da ação de venenos e produtos químicos. 

O investimento na solução CHP Brasil

O Gerador CHP400 foi adquirido por financiamento do BRDE em Jun/2013, através das linhas FINAME-PSI e PRONAF-AGROINDÚSTRIA. Ele faz parte da implantação do processo de biodigestão anaeróbica, com resíduos da agroindústria de sucos e dejetos de aves poedeiras, para geração de biogás, biometano veicular, energia elétrica e térmica, biofertilizante e composto orgânico para aplicação em solo agrícola. 

gerador chp400 - cooperativa ecocitrus

A usina, que ocupa 13 hectares de área útil de um total de 19 hectares, na localidade de Passo da Serra, no município de Montenegro, também foi modernizada, com a introdução de novas tecnologias, como a aceleração do processo de compostagem, melhorando a qualidade do adubo orgânico. Hoje, a usina está autorizada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental a processar 20 mil toneladas mensais de resíduos Classe II.  

A EcoCitrus investiu no reaproveitamento de dejetos orgânicos, que seriam descartados, para produção de energia limpa e sustentável e até hoje usufrui dos benefícios. O gerador presente na propriedade da Cooperativa já está em operação há 25.811 horas e neste período foram produzidos 555.623 kWh. Atualmente, o gerador opera 17 horas/dia e, como resultado, a economia na conta de energia elétrica chega a 80%!

Esse é apenas um dos diversos casos de sucesso que a CHP Brasil tem ao fornecer suas soluções de energia a biogás.

Sobre a CHP Brasil

A CHP Brasil é uma empresa 100% brasileira que oferece soluções em geração de energia distribuída a gás natural e a biogás. A empresa iniciou suas atividades com o desenvolvimento de seu principal produto – os grupos geradores de energia a gás – idealizados em 2004 com apoio econômico da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia). Atualmente, a CHP Brasil tem como foco o desenvolvimento contínuo de produtos inovadores e sustentáveis, que aumentem a eficiência energética tanto na geração, quanto no uso da energia, proporcionando economia de recursos e redução nas emissões de poluentes. Além disso, acumula extenso know-how em desenvolvimento de projetos e soluções para empresas dos mais variados segmentos, pela combinação inteligente de diversas tecnologias, sempre com o objetivo de alcançar um consumo de energia mais eficiente.