Central de Bioenergia de Toledo: solução para suinocultura

colaborador-gerador-manutenção
Serviços Pós-Venda
21 de setembro de 2023
Geração de energia renovável com a produção do óleo de palma
9 de abril de 2024

Este mês (11/10) a cidade de Toledo, no estado do Paraná, parou para assistir o início da Operação Assistida da Central de Bioenergia de Toledo.

Esta Central terá um papel fundamental para os produtores de suínos na região, pois receberá os dejetos e demais resíduos orgânicos que antes eram descartados de forma inadequada no solo e passarão agora a produzir energia limpa e renovável para residências e biofertilizantes para as culturas. 

O projeto conta com a parceria entre Itaipu Binacional, CIBiogás e Parque Tecnológico Itaipu e irá atender 15 suinocultores que poderão destinar os dejetos de seus 41 mil animais para a Central de Bioenergia.

Lá esses resíduos serão tratados e transformados em biogás, um gás com alto poder calorífico para gerar energia elétrica e com zero impacto ambiental.  

Nós entramos agora numa etapa de Operação Assistida da Central de Bioenergia de Toledo. É uma etapa absolutamente importante para que a gente possa é entender se todos os processos estão funcionando adequadamente e, principalmente, garantindo a performance da planta, da usina como um todo.
Então a gente, além de testar os equipamentos já antecipadamente de forma isolada – a gente chama isso de comissionamento -, mas a gente agora entra num processo de operação assistida. Assistida, no sentido de monitorar todo o processo de operação para que tudo possa ocorrer bem no ambiente de operação nos próximos anos. Então, essa etapa, ela é uma etapa importante para desenvolvimento do negócio, da planta, da usina para os próximos anos para que tudo funcione da maneira como foi prevista no projeto de engenharia. – Rafael González, diretor-presidente do CIBiogás 

Solução da CHP Brasil

Para de fato gerar energia através do biogás proveniente dos resíduos da suinocultura, a Central de Bioenergia de Toledo usufrui da solução da CHP Brasil: são 2 geradores CHP400 que irão gerar 340MW por mês, atendendo a necessidade de cerca de 1500 residências.

Sala dos geradores

O projeto da Central de Bioenergia de Toledo tem uma importância relevante para o setor, pois viabiliza a destinação de resíduos orgânicos da suinocultura que estão ao entorno da usina mitigando passivos ambientais e gerando energia elétrica renovável.  É um projeto que pode ser replicado para outras regiões que possuem premissas similares, onde é inviável a implantação de um biodigestor para atender um único produtor. 
Para nós da CHP Brasil é um orgulho poder participar do fornecimento deste projeto e contar com mais um case de sucesso na região. – Fábio França, sócio-fundador e CEO da CHP Brasil

Clique no botão abaixo para conferir todos os detalhes da Central de Bioenergia de Toledo (PR)