Benefícios do Biogás na Agropecuária

Biogás: Recuperação energética em aterros sanitários
23 de fevereiro de 2023
colaborador-gerador-manutenção
Serviços Pós-Venda
21 de setembro de 2023

Um dos setores que mais pode se beneficiar da produção de biogás é o de produção animal e alimentícia, tanto para melhoria de processos quanto para abastecimento de energia.

Confira nesse artigo os benefícios do biogás!

O biogás: de onde vem?

Em primeiro lugar, é importante explicar que biogás é a mistura de todos os gases produzidos durante um processo chamado Digestão Anaeróbia ou Biodigestão. A biodigestão é um processo natural de decomposição da matéria orgânica (apodrecimento dos resíduos orgânicos). Nesse sentido, a digestão anaeróbia ocorre pela ação de microorganismos em ambientes controlados com ausência de oxigênio atmosférico.

Biodigestores em bovinocultura

Benefícios da biodigestão

Existem muitos benefícios que a biodigestão e o aproveitamento energético do biogás gerado nesse processo podem proporcionar às propriedades de criação de animal e de plantações para indústrias alimentícias, como também ao meio ambiente no geral.

Podemos citar alguns deles. A digestão anaeróbia:

  1. contribui para a redução do efeito estufa, pois minimiza as emissões de gás metano (maior poluente) que é gerado na decomposição dos resíduos orgânicos;
  2. reduz o consumo de combustíveis fósseis, como o diesel, por exemplo;
  3. previne a contaminação do solo, da água e do ar, porque recupera os resíduos que seriam destinados de forma inadequada;
  4. aumenta o rendimento agrícola quando o digestato (efluente subproduto da biodigestão) possui características para ser utilizado como biofertilizante e reduz a dependência de fertilizantes químicos;
  5. garante bem-estar na propriedade ao diminuir o mau odor que é gerado na degradação de resíduos a céu aberto;
  6. possibilita a melhoria da infraestrutura rural e diversifica a captação de novas fontes de renda para o produtor rural;

A produção de energia derivada da biodigestão possibilita a autossuficiência energética à produção.

Na maioria das vezes, uma propriedade rural está ligada a apenas uma linha de distribuição de energia. O principal problema disso é que, na zona rural é mais comum a ocorrência de falhas no abastecimento. Isso faz com que muitos produtores percam boa parte de seus produtos, como leite, por exemplo, e suas atividades acabam por ser suspensas.

Os que conseguem evitar isso são os que recorrem a geração de energia a diesel, mas a consequência dessa escolha também não é a das melhores, pois ocorre um aumento considerável nos seus custos de produção. 

Outros recorrem à fontes de energia renováveis, como a energia fotovoltaica. Entretanto, ao contrário dessa e de outras , o biogás é uma fonte armazenável de energia e não é afetada por nenhuma condição externa no fornecimento de energia, como a energia fotovoltaica é na presença de nuvens e na ausência de luz solar. 

Portanto, a solução mais adequada é o aproveitamento energético da decomposição de resíduos e dejetos animais. A matéria orgânica que é decomposta em reatores anaeróbicos (biodigestores) produz o biogás. Esse biogás permite a independência energética ao produtor, já que é um gás com alto poder calorífico e elevada capacidade de geração de energia elétrica e térmica.

Alguns dos seus principais usos são: 

  • No atendimento da demanda residencial de energia elétrica, oferece melhoria na qualidade de vida e bem-estar; 
  • Como solução para a demanda de eletricidade nos processos de produção, melhora a produtividade na propriedade; 
  • No atendimento da necessidade de energia térmica, como no aquecimento dos pintinhos através do calor gerado pelos geradores ou pela combustão do biogás em queimadores simples.
  • Na Geração Distribuída, o biogás pode garantir o aumento da renda da propriedade e até mesmo compensar os custos com energia nas demais propriedades que o produtor possuir.

Gostou de conhecer esses benefícios do biogás?

Descubra se a sua propriedade tem potencial para gerar energia com biogás! Entre em contato.