Geração de energia renovável com a produção do óleo de palma

Central de Bioenergia de Toledo: solução para suinocultura
26 de October de 2023
CHP Brasil no 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano
19 de April de 2024

A indústria de Palma, no Brasil conhecido como azeite de Dendê, tem um grande potencial para produção de energia renovável a biogás.  

Além de ser o óleo vegetal mais consumido no mundo, o óleo de palma está no topo da lista de processos de alto rendimento. Em termos de comparação com as demais culturas vegetais para extração de óleo, a palma requer oito vezes menos território que os demais tipos de óleo em seu cultivo.

Palma (fruto)

Como o óleo de palma pode gerar energia a biogás? 

Durante o processo de extração do óleo de palma são gerados resíduos e efluentes, caracterizados como poluentes por conta de sua alta carga orgânica, que acarretam diversos impactos ambientais se descartados sem um tratamento correto.  Por esses motivos, os resíduos e efluentes da produção de óleo de palma podem ser utilizados como matérias-primas para a produção de biocombustíveis através de processos como a digestão anaeróbia. 

Dentre os principais fatores que determinam a viabilidade de um projeto de geração de energia através da biomassa da palma, está a quantidade de resíduos produzida. De maneira geral, a cada tonelada de fruta processada é possível extrair 20 m³ de biogás.

Dessa forma, a partir de 100 ton por dia de palma processada, conseguimos viabilizar uma usina para geração de 250 quilowatts de energia elétrica com biogás. 

Portanto, o aproveitamento energético do cultivo desta commodity agrega valor à cadeia produtiva da palma, visto que é uma excelente oportunidade de mitigação de impactos ambientais, seja pela destruição de gases de efeito estufa ou pela possibilidade de geração de energia limpa e sustentável. 

Casos de sucesso

A CHP Brasil tem entregado diversas soluções de geração de energia a biogás para a indústria de palma.  

Em um de nossos projetos internacionais mais recentes, realizamos a instalação de uma usina composta de 5 (cinco) geradores CHP400, formando 1,25 MW de potência instalada. Neste projeto, o cliente aproveitará a energia elétrica gerada para o próprio consumo, atendendo a demanda de seus processos fabris. 

Em outro projeto, também internacional, o cliente chegou até nós com o seguinte desafio:

Sua indústria estava localizada no meio da floresta amazônica, sem acesso a rede de energia elétrica, e 100% da energia era fornecida por geradores a diesel. Então, neste projeto, realizamos a instalação de 3 (três) geradores CHP400, formando 750 kW de potência instalada.

Neste caso, nossa usina passou a ser a principal fonte de energia do cliente, substituindo o consumo de diesel. Ou seja, conseguimos reduzir não só os impactos ambientais relacionados ao uso de combustíveis fósseis na matriz energética do cliente, como evitamos que milhares de toneladas de gases de efeito estufa fossem lançados na atmosfera. Tudo isso atrelado a uma enorme economia financeira para o cliente.